Dúvidas Frequentes

O que é o Floresta Digital?

Um projeto estadual de acesso à Internet em banda larga utilizando conexão sem fio baseada em uma rede de dados provida pelo Governo do Acre destinada para implementação de ações públicas de inclusão social, inclusão digital e modernização da gestão pública.

Assim, governo e cidadão passam a ter de uma rede de comunicação de dados, voz e imagem em alta velocidade. É o Acre cada vez mais inserindo-se na sociedade global da informação.

O acesso pelo Floresta Digital é pago?

Não. A rede Floresta-Digital disponibiliza acesso gratuito a Internet para todos indistintamente, como já é feito pelos Telecentros em todos os municípios, agora, oferta diretamente nas residências e em locais públicos.

Preciso de provedor de acesso para conectar o Floresta Digital?

Não. Você precisa fazer um cadastro de usuário em qualquer Telecentro do programa Floresta Digital no Estado do Acre.

O que é Telecentro e onde os encontro?

Telecentro é um espaço público equipado com microcomputadores conectados à Internet, onde a comunidade pode acessar livremente para diversos fins. Oferta cursos para as pessoas que queiram aprender a utilizar microcomputadores com sistema livre (Linux). Os telecentros são coordenados, montados e mantidos pelo governo estadual em parceria com o governo federal por meio de um programa chamado de Floresta Digital.

Localize um telecentro próximo à sua residência

Qual conteúdo pode ser acessado usando o Floresta Digital?

Qualquer conteúdo! O acesso pelo Floresta Digital é livre, sem restrições.

Qual a área de cobertura do sinal na Capital?

A área urbana do município de Rio Branco está coberta.

O sinal para equipamentos móveis (notebooks, iphone, celulares wi-fi, etc.), excetos nos locais chamados de "hotspots de acesso livre", precisarão de antenas de maior potência da mesma forma que os microcomputadores de mesa nas residências.

Como me cadastro no Floresta Digital?

Procure um Telecentro do Floresta Digital mais próximo da sua residência para realizar um cadastro de usuário. A lista de endereço dos telecentros está disponível no endereço de Internet: Localize um telecentro próximo à sua residência . O cadastro também pode ser realizado na OCA e na Biblioteca Pública de Rio Branco.

Posso efetuar o cadastro online?

Não. Por questões de segurança é somente presencial, ou seja, é necessário ir a um dos Telecentros para se cadastrar como usuário. Com sua senha de acesso poderá navegar na Internet pelo Floresta-Digital.

Quais as especificações dos Kits Cliente de Acesso?

Neste sitio no link Kits de Acesso encontra-se algumas sugestões de configuração dos kits de acesso homologados pela Anatel.

O que é necessário para ter acesso à rede Floresta Digital?

Ter um microcomputador básico de mesa, notebook ou netbook. Mas, o PC de mesa geralmente não tem antena receptora de rede sem fio, assim, precisa de uma antena de boa potência (12 dBi à 25 dBi) do tipo "externa" com cabo coaxial de 10 metros que pode ser com conector USB direto ou, senão precisará de uma placa de rede sem fio ou um adaptador USB para conectar o cabo da antena. Tudo isso é chamado de "Kit de Acesso"!

Mesmo Notebooks e outros aparelhos móveis que já possuem antena interna, precisam de Kit de Acesso caso não estejam próximo á algum "hotspot público". O Kit de acesso com antena direcional de grade ou setorial com USB direto no cabo atenderá tanto para Notebooks quanto para computadores de mesa. Placas de rede sem fio servem somente para computadores de mesa.

O que é necessário para o cadastro?

Cédula de Identidade (CI/RG) e CPF ou Carteira de Habilitação (CNH). Se de outra nacionalidade: Passaporte.

O que faço ao conectar meu PC de mesa ou meu equipamento móvel?

Pronto! Instalou o Kit de acesso e está conectado a um dos pontos do Floresta-Digital. O que fazer:

Deve usar um programa de navegação na Internet (pode ser o Mozzila Firefox 3.6, Internet Explorer 8 ou outro - recomendável sempre um bem atualizado). Ao abrir o navegador de Internet será exibido a página inicial do "Floresta Digital" onde você deverá digitar o seu número de usuário e a senha cadastrados anteriormente em um Telecentro. Daí liberada a nevegação para qualquer site de Internet de sua escolha.

Como acesso o Floresta-Digital em ambientes públicos?

Da mesma forma que em sua residência, mas, não necessitará de antena extra de maior potência.

Notebooks e outros aparelho móveis terão potência suficiente para captar o sinal de rede sem fio com suas antenas internas existentes (de 1,5 à 2 dBi em média). Há vários locais públicos com o logotipo de identificação do "Floresta Digital" que possuem rádios provedores de acesso ("hotspots"). Assim, utilize o mesmo cadastro de acesso, que usa em casa, para navegar  nesses locais com o seu aparelho móvel (Notebooks, PDA's, Celurares WI-FI, PC de bolso e outros). Exemplo: Na praça da Biblioteca Pública, Parque da Maternidade, Escolas e outros locais (veja no mapa neste site).

Por enquanto utilize o usuário "visitante" e a senha "visitante" para navegação na Internet, disponível por um período limitado.

Como acesso a rede Floresta-Digital usando notebook ou computador de mesa (desktop) com placa de rede sem fio em casa?

Para acessar em casa, tanto com computador de mesa quanto com aparelhos móveis (notebooks e etc.). Se estiver à mais de 100 metros de uma torre ou de algum hotspot do Floresta-Digital, precisará usar um Kit de Acesso com antena de maior potência. Recomenda-se usar do tipo com USB direto no cabo ligado à antena (um conjunto só) que serve tanto para computador de mesa quanto para notebooks. Assim, o sinal será captado com maior intensidade e terá bom desempenho de velocidade na conexão.

Como acesso a rede Floresta-Digital usando computador de mesa (desktop) que não possui placa de rede sem fio?

Não poderá conectar-se à rede Floresta-Digital até que instale um "Kit de Acesso" para de sem fio (padrão Wi-Fi de 2,4 GHz) composto de antena direcional ou setorial de potência de 12 bDi à 25 dBi com cabo do tipo USB direto ou com cabo coaxial tipo RGC 58 ou SHF 300% com placa do tipo PCI (PCI - somente para computador de mesa).

Como acesso a rede Floresta-Digital se o computador já possui placa de rede sem fio?

Você deve adquirir apenas um antena externa direcional tipo grade ou painel setorial de potência de 12 dBi à 25 dBi com cabo coaxial RGC 58 (ideal de 5 à 8 metros, pois quanto maior o cabo maior a perda de sinal) ou com cabo coaxial SHF300% (até 20 metros).

Se seu computador já possui uma placa de rede sem fio do tipo PCI, basta retirar a antena pequena de potência de 1,5 à 2 dBi e no mesmo local rosqueie o conecetor tipo SMA do cabo coaxial da nova antena externa de maior potência. Você deve aquirir antenas que tenham a polarização vertical e operem na frequência de 2,4 GHz.

Onde comprar o kit conexão?

Nas lojas locais ou em lojas virtuais na Internet. Você poderá encontrar o Kit de acesso cliente em lojas de informática, de eletrônica ou redes de lojas de eletrodomésticos que revedem microcomputadores. Use as especificações deste site para comparação.

Se ainda não adquiriu seu microcomputador, quando o fizer, adquira-o já pronto para acesso à rede sem fio.Veja sempre com o vendedor qual kit de acesso será mais adequado considerando a localização de sua residência.

De quem é a responsabilidade de instalação e configuração do kit de Acesso?

Do próprio cidadão! seja instalado pela loja que comercializa o kit de acesso ou por técnico particular idependente. O cidadão é o responsável pela instalação, configuração e manutenção do equipamento.

Qual é a capacidade de alcance do rádio da torre principal?

Com kit de acesso: até 500 metros do ponto de acesso onde o rádio provedor ("hotspot") está localizado. Notebooks e outros aparelhos móveis: até 100 metros do ponto onde o rádio provedor ("hotspot") está localizado.

Quais as situações que o sinal captado do Floresta-Digital através do Kit de acesso pode sofrer interferências?

O sinal sofre atenuação (em média 2 dBi) ao passar pelas copas das árvores, lajes, paredes de alvenaria ou madeira e prédios em geral. Haverá perda de sincronia do sinal por causa de ventos, perda por calor excessivo e mal funcionamento por má instalação do kit de acesso.

Má instalação: conectores do cabo coaxial expostos sem isolamento adequado; antena sem boa fixação que pode causar mudança de sentido (horizontal e vertical) e oscilação pelo vento ou inteferências por animais e galhos de árvores; O cabo coaxial quando exposto ao calor excessivo atenua a qualidade do sinal conduzido pelo mesmo até o computador.

Qual a velocidade de conexão para cada  usuário?

A velocidade de transmissão de dados ou "lagura de banda", medida em Kbps (kilobits por segundo), para cada usuário atualmente permite a velocidade mínima de 256 Kbps podendo chegar a 512 Kbps.

Em períodos em que a rede corporativa do governo esteja ociosa, respectiva banda será redirecionada para o Floresta-Digital e poderá ultrapassar a taxa de velocidade de 512 Kb/s por usuário.